Trabalhista

Trabalhista

A consultoria trabalhista consiste em um conjunto de serviços oferecidos por profissionais especializados para ajudar as empresas a cumprir as obrigações trabalhistas e previdenciárias e a gerenciar os riscos trabalhistas. Esses profissionais podem auxiliar na elaboração e revisão de contratos de trabalho, políticas internas, folhas de pagamento e demais aspectos relacionados à relação entre empregador e empregado. A consultoria trabalhista também pode atuar na orientação e treinamento de gestores e funcionários sobre questões trabalhistas.

Já a advocacia trabalhista envolve a prestação de serviços jurídicos para empresas que têm questões trabalhistas, sejam elas preventivas ou contenciosas. O advogado trabalhista pode auxiliar na elaboração de contratos, defesa em ações judiciais movidas por empregados, negociação de acordos coletivos, elaboração de defesas administrativas, entre outros.

Embora distintos, a consultoria trabalhista e a advocacia trabalhista podem estar interligadas no sentido de que a consultoria pode identificar questões que demandam suporte jurídico e, assim, orientar a empresa a buscar o auxílio de um advogado trabalhista. Por outro lado, o advogado trabalhista pode atuar como um consultor jurídico da empresa, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e preventivas para evitar problemas trabalhistas futuros.